sexta-feira, julho 25, 2008

A Favorita


Desde "O Clone" eu não gostava tanto de uma novela. Tá, também adoro o núcleo Walcyr Carrasco, principalmente "O Cravo e a Rosa", que assisti de cabo a rabo pelo "Vale a Pena Ver de Novo" quando estava desempregada. Mas "A Favorita" é novelão de primeira, bem escrita, bem dirigida, com elenco de primeira e muito bem amarrada. Me desculpem os fãs dos Mutontos mas não vejo graça nessa tosqueira, novela é coisa séria e a Globo ainda reina nesse departamento.

O bacana do texto de João Emanuel Carneiro (autor da ótima "Cobras e Lagartos") é que ele tem mantido o mistério no ar e até agora não se sabe quem realmente é "A Favorita". No começo torcia pra pobre Flora e odiava a perua arrogante Donatela. Mas a Flora tem se mostrado uma tremenda de uma bitch: mente, arma e manipula a véia Irene como quer. E vamos combinar que aquela história de aprender francês na cadeia tá muito estranha. Será que ela realmente esteve presa durante 18 anos? Será que foi ela mesma quem matou Marcelo e o ódio por Donatela é simples e pura inveja?

“Pretendo discutir o julgamento que fazemos das pessoas. De uns tempos para cá, tenho tido cada vez mais dúvidas. Dúvidas quanto ao caráter de muita gente, se o meu gerente de banco tem boas intenções quando diz que tenho que investir no fundo tal, se muitas pessoas tentam se aproximar de mim por interesse depois que me tornei um autor de novela, e muitíssimas dúvidas quanto aos políticos que se dizem inocentes.” (João Emanuel Carneiro)
Praticamente toda a novela gira em torno das duas e não tem trocentos personagens inúteis com histórias paralelas e sem graça. Não agüento mais o "cotidiano" das novelas do Manoel Carlos e seus diálogos "elaborados": "Fulana, me passa o sal?", "Sicrano, acho que hoje chove, hein?" Isso eu ouço em casa e no elevador, não quero ver na TV! "Duas Caras" então, nem se fala, péssima do começo ao fim.

Mesmo os personagens secundários cativam. O Ary Fontoura tá dando um show como Silveirinha, que pode ser o verdadeiro assassino de Marcelo. Também adoro a capacho Catarina, a Lília Cabral tá pagando os pecados da pérfida Marta, dá vontade de pular na TV pra socar aquele marido machistão escroto. Gosto do Didu e até a Mariana Ximenes, que normalmente é fraca, tem se destacado. E não sei porque pegam tanto no pé do Carmo Della Vecchia, que além de bonitão é um ótimo ator. Tá mandando muito bem como jornalista idealista porém mulherengo (típico, haha).

Porém como nem tudo é perfeito, a Taís Araújo não disse a que veio até agora, aquele núcleo do José Mayer e da Juliana Paes é muito vergonha alheia, o Cauã é bem fraquinho e a Deborah Secco tá repetindo a Sol de "América". E o Murilo Benício é muito canastrão mas não consigo odiá-lo pois ele era "O Clone" em si, haha.

"A Favorita" tem sido elogiada pela crítica, pela própria Globo e o público começa a descobri-la. Essa semana finalmente a novela chegou à 40 pontos, índice ainda assim considerado baixo pra uma novela da emissora. Mas tem tudo pra deslanchar cada vez mais no Ibope, fixar o nome de João Emanuel Carneiro como grande novelista e entrar pra história da teledramaturgia brasileira. Preocupe-se agora em ultrapassar o "Pantanal" no SBT, dona Recópia...

sexta-feira, julho 18, 2008

Os Meios e a Mensagem

Vou ler literatura de blog, depois uma história de hiperquadrinhos enquanto ouço música de mp3, embora eu goste mesmo é de música de LP. Quem sabe mais tarde darei um pulo na Paulista pra assistir dramaturgia de cinema ou no Bixiga pra ver dramaturgia de teatro. Também não dispenso dramaturgia de TV, adoro novelas e seriados.

terça-feira, julho 08, 2008

Em Defesa da Liberdade na Rede

Diga NÃO ao projeto do Senador Azeredo.


Fonte: Sérgio Amadeu

1a. Popscene em SP!

Pois é! Ainda estamos de férias de Santos, eu e o Hector decidimos que só voltaremos com a festa por lá com ótimas condições de som e infraestrutura em geral... Mas apareceu em cima da hora a oportunidade de fazer uma festa no Clube Glória hoje, véspera de feriado em SP, e ao lado do Gente Bonita, aceitamos prontamente! Mandem seus nomes pra lista de R$ 10,00 até 17hs pra popscene@gmail.com

Estamos querendo fazer da Popscene uma festa itinerante por todo Brasil. Buscando essa "desregionalização" já registramos o domínio www.popscene.com.br (onde também estamos postando notícias de música) e mudamos a URL do MySpace pra www.myspace.com/popscenebr Claro que estamos morrendo de saudade da festa em Santos, não há em lugar algum público mais animado do que o de lá (e olha que eu conheço tudo quanto é balada), mas não dá pra voltar do mesmo jeito que estava.

Vamos ver no que vai dar... E, claro, aceitamos convites e propostas de patrocínio! ;-)

Minhas Favoritas de Donkey

Pelo menos até agora, hehe!

01. give up
02. air painter
03. how i became paranoid
04. left behind
05. let's reggae all night
06. jager yoga
07. i fly
08. rat is dead
09. move
10. beautiful song
11. believe achieve

Pra quem não pode baixar algum bom coração subiu pro Muxtape.

quinta-feira, julho 03, 2008

terça-feira, julho 01, 2008

Fox Brasil, 1 Ano de Desrespeito ao Telespectador

Há um ano a Fox Brasil começou com a pataquada de passar somente séries dubladas e não dar opções pros seus assinantes. Há um ano nunca mais assisti a esse canal. Fiquei com tanta raiva que até hoje não assisti boa parte da sexta temporada de "24 Horas", acreditam? Logo eu, a fã biruta, hehe! Mas qualquer dia desses baixo tudo da internet e vejo o que falta!

Neste dia 1º de julho, diversos weblogs estão unidos para "comemorar" esta data . Faça um post a respeito e mande o link pros comments no blog TeleSéries, autor da "homenagem".

Nasce Uma Obra-Prima

Faça um favor à você mesmo e assista HOJE!