Olha aí, pessoal! Saiu hoje a matéria sobre weblogs na Folha Informática! Será que agora eu fico famosa? *rrr
MAIS FÁCIL
Sites que podem ser criados em segundos dinamizam o conteúdo da rede e inspiram novas comunidades virtuais
"Weblogs" reinventam o uso da Internet
DA REPORTAGEM LOCAL
A rede está recebendo uma dose de ar fresco. Os responsáveis por essa façanha são os programas que permitem aos usuários montar páginas e colocá-las na rede em menos de um minuto - mesmo que a pessoa mal saiba programar um microondas.
Esses softwares podem ser utilizados diretamente da rede - não é preciso baixá-los para o micro. O que eles trazem são versões pé-de-boi de editores de sites -a aparência deles é tão simplória quanto a do "Bloco de notas", do "Windows".
A vantagem desse novo serviço sobre outros editores on line é, de fato, a rapidez com que permite a criação e a atualização
de páginas -dependendo do programa, dá para renovar o conteúdo de um site em menos de dez segundos.
Essa característica acabou fazendo com que os usuários desses softwares criassem uma nova forma de usar a Internet: manter diários on line, falando sobre o que vier à cabeça.
Então, esse novo tipo de conteúdo inspirou uma espécie de "sociedade alternativa" da rede. Nela, as páginas recebem o
nome de "weblogs" (algo como webdiários) ou, para os íntimos, "blogs". Os "cidadãos" dessas comunidades costumam publicar
listas de links para outros "blogs" em suas páginas. O resultado é uma rede paralela, à parte da Internet dos portais e do comércio eletrônico.
"As pessoas conversam entre os "blogs", fazem links, citam o que um escreveu, o que o outro comentou. Vira uma pequena comunidade", afirma a designer carioca Lia Caldas, 26, que montou seu "blog" (www.liacaldas.com/speed) em novembro.
"É praticamente um ritual, um vício", afirma a jornalista Flávia Durante, 23, ao descrever o hábito diário que tem de escrever em seu "blog" (http://fladurante.blogspot.com) e de ler os de outras pessoas.
Faça você mesmo
Entre os editores de "blogs", há o "Blogger" (www.blogger.com) e o "Manila" (www.weblogger.com).
O primeiro pode ser acessado pelo botão Start Now!, que fica na tela de abertura do site. Depois de preencher um cadastro, o usuário é apresentado ao editor de "blogs". Na tela em branco que aparece, deve-se colar ou escrever seu texto. Já para criar links e colocar negritos e itálicos, há um menu de ícones na parte superior da tela. Mas, para pôr imagens, só usando códigos em "HTML".
Depois de tudo pronto, resta clicar em View web page e conferir o novo "blog". Caso a página do usuário esteja hospedada nos servidores do "Blogger", o endereço fica com esse padrão: http://fulano.blogspot.com. Quando a pessoa quiser usar o editor para atualizar seu "blog", precisará clicar no botão Sign in do site do "Blogger".
Já o "Manila" é ainda mais simples. Logo que um endereço é criado (botão Start here), abre-se uma janela com a nova URL (http://fulano.weblogger.com). E o melhor: para incluir imagens, não é preciso saber "HTML".
Basta ir à seção Pictures -fica na própria página do usuário- e clicar em Procurar. Para publicar a imagem, deve-se clicar em Edit this page e, no campo que aparece, digitar o nome que foi dado para ela entre aspas. Os textos podem ser escritos diretamente nesse campo.
E, para que o usuário atualize a página, ele só precisa ir ao seu "blog" e clicar em Log in, que dá acesso ao editor.
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário