sexta-feira, maio 04, 2001

Na Literatura, fora o Bukowski, o que eu mais gosto é a escola do "New Journalism", que tem nomes como Tom Wolfe, Gay Talese, Truman Capote e Norman Mailer. Pra quem não sabe, o New Journalism reúne romance e jornalismo, onde os escritores mergulhavam à fundo em suas histórias e personagens. O Hunther Thompson (“Fear and Loathing in Las Vegas”) criou a forma mais radical do NJ, o Gonzo Journalism. Hoje em dia tá banalizado e qualquer mané se auto-define jornalista gonzo! Futz...

Dessa turma, eu li “A Mulher do Próximo” (Gay Talese), “Las Vegas na Cabeça” (H. Thompson) e estou lendo agora “A Sangue Frio”, do Truman Capote. É impressionante a riqueza de detalhes que eles conseguem captar e, o mais difícil, transmitir! Na minha estante, estão esperando “Honrados Mafiosos (G. Talese) e “A Luta”, do Norman Mailer. E tem um escritor que eu também adoro, mas que não é muito citado! É o alemão Günther Wallraff, que escreveu “Cabeça de Turco” e “Fábrica de Mentiras”. Nesses dois livros ele chegou a mudar sua identidade pra poder se infiltrar nos meios. Em “Cabeça de Turco” ele se transforma em um imigrante turco que vai trabalhar de operário em uma fábrica na Alemanha. Sensacional!

No Brasil, o representante desse estilo era o saudoso gaúcho Marcos Faerman, que escreveu “Com as Mãos Sujas de Sangue” (tô procurando esse livro e não acho!). Aliás, foi em um curso que fiz com ele em 97 que conheci esses nomes pq na faculdade, NECAS! E quem souber de alguma página boa que fale dessa escola ou quiser trocar idéias à respeito, me escreva! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário