segunda-feira, outubro 22, 2001

Vi muitas pessoas reclamando da matéria da Folha, então vou dar umas dicas de como dar entrevistas...

1) Pergunte bem ao repórter qual vai ser o enfoque da matéria. E em qual caderno também. Se for em um caderno de Geral, dificilmente o texto vai ser aprofundado. Se for em um de Informática, dificilmente vai levar em conta Comportamento;
2) Se a entrevista for pessoal ou por telefone, grave. Se for por e-mail, salve as perguntas e as respostas;
3) Nunca se esqueça que jornalista também é gente (hehe, é verdade) e que como todo profissional, também erra;
4) Se mesmo assim o repórter desvirtuou o que você quis dizer, mande um e-mail para o ombudsman do veículo reclamando.

E tem uma coisa... Nem sempre o repórter tem controle do resultado final do seu trabalho. Editor adora mexer e diagramador adora cortar texto de repórter. (Já fui diagramadora e adorava fazer isso, hehe!) Sem falar no espaço pra publicidade, que a cada vez aumenta. Essas são as maiores brigas internas! ;oP

E, por favor, não generalizem! Fico muito chateada quando leio por aí que jornalista é tudo igual. Assim como os advogados devem ficar putos quando alguém fala que todos são corruptos, como um webdesigner ouve quando alguém diz que todos são arrogantes! Ou como programador deve odiar quando falam que todos são bitolados. Parece óbvio falar isso, mas é bom lembrar!

Não quero parecer corporativista mas tenho muito orgulho da minha profissão e a defendo até onde eu puder! Quase sempre me estresso, fico puta com o descaso, com o salário micho, tenho uma puta bronca daqueles metidos a besta, que acham que tem que entrar de graça em qualquer lugar... Mas Jornalismo é o que eu amo e é o que eu escolhi desde criança pra seguir na vida. Então fico p* mesmo quando falam mal da minha raça! ;oP

Ai, porque mamãe não me obrigou a fazer Direito... ;-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário