Vi nesse final de semana o clipe de "What's Going On", na versão do All Star Tribute comandada pelo Bono Vox. Claro que não tem nem comparação com a original, que é do Marvin Gaye. Mas até que eu gostei. Well, vocês sabem que eu gosto de coisa brega! ;-)
Pra quem não conhecia a música, ela está no álbum de mesmo nome, lançado há 30 anos (em 1971). Esse trabalho é um dos marcos da música negra. Inicialmente, Marvin Gaye fazia o papel de bom-moço da gravadora Motown, com canções românticas com menos de três minutos. E fazendo duplas com cantoras como Tammi Terrel e Kim Weston. Como nas deliciosas "Ain't no Mountain High Enough" e "It Takes Two", respectivamente.
Com esse trabalho ele tentou se desvencilhar desses padrões! Marvin tratou de temas como a Guerra do Vietnã, política e ecologia. E dobrou sua voz várias vezes, como se fosse um grupo vocal de um homem só. O resultado foi o primeiro álbum conceitual na história da black music.
O disco foi considerado uma heresia pelo selo, pois o dono da Motown não acreditou em seu potencial comercial. Ele só foi lançado após Marvin Gaye bater bem o pé! Felizmente o empresário estava errado, pois "What's Going On" levou Marvin Gaye ao superestrelato! E o resto é história...
E nos 30 anos dessa grande obra, se essa nova versão fizer com que o público corra atrás da original, valeu toda a breguice! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário