sexta-feira, julho 25, 2008

A Favorita


Desde "O Clone" eu não gostava tanto de uma novela. Tá, também adoro o núcleo Walcyr Carrasco, principalmente "O Cravo e a Rosa", que assisti de cabo a rabo pelo "Vale a Pena Ver de Novo" quando estava desempregada. Mas "A Favorita" é novelão de primeira, bem escrita, bem dirigida, com elenco de primeira e muito bem amarrada. Me desculpem os fãs dos Mutontos mas não vejo graça nessa tosqueira, novela é coisa séria e a Globo ainda reina nesse departamento.

O bacana do texto de João Emanuel Carneiro (autor da ótima "Cobras e Lagartos") é que ele tem mantido o mistério no ar e até agora não se sabe quem realmente é "A Favorita". No começo torcia pra pobre Flora e odiava a perua arrogante Donatela. Mas a Flora tem se mostrado uma tremenda de uma bitch: mente, arma e manipula a véia Irene como quer. E vamos combinar que aquela história de aprender francês na cadeia tá muito estranha. Será que ela realmente esteve presa durante 18 anos? Será que foi ela mesma quem matou Marcelo e o ódio por Donatela é simples e pura inveja?

“Pretendo discutir o julgamento que fazemos das pessoas. De uns tempos para cá, tenho tido cada vez mais dúvidas. Dúvidas quanto ao caráter de muita gente, se o meu gerente de banco tem boas intenções quando diz que tenho que investir no fundo tal, se muitas pessoas tentam se aproximar de mim por interesse depois que me tornei um autor de novela, e muitíssimas dúvidas quanto aos políticos que se dizem inocentes.” (João Emanuel Carneiro)
Praticamente toda a novela gira em torno das duas e não tem trocentos personagens inúteis com histórias paralelas e sem graça. Não agüento mais o "cotidiano" das novelas do Manoel Carlos e seus diálogos "elaborados": "Fulana, me passa o sal?", "Sicrano, acho que hoje chove, hein?" Isso eu ouço em casa e no elevador, não quero ver na TV! "Duas Caras" então, nem se fala, péssima do começo ao fim.

Mesmo os personagens secundários cativam. O Ary Fontoura tá dando um show como Silveirinha, que pode ser o verdadeiro assassino de Marcelo. Também adoro a capacho Catarina, a Lília Cabral tá pagando os pecados da pérfida Marta, dá vontade de pular na TV pra socar aquele marido machistão escroto. Gosto do Didu e até a Mariana Ximenes, que normalmente é fraca, tem se destacado. E não sei porque pegam tanto no pé do Carmo Della Vecchia, que além de bonitão é um ótimo ator. Tá mandando muito bem como jornalista idealista porém mulherengo (típico, haha).

Porém como nem tudo é perfeito, a Taís Araújo não disse a que veio até agora, aquele núcleo do José Mayer e da Juliana Paes é muito vergonha alheia, o Cauã é bem fraquinho e a Deborah Secco tá repetindo a Sol de "América". E o Murilo Benício é muito canastrão mas não consigo odiá-lo pois ele era "O Clone" em si, haha.

"A Favorita" tem sido elogiada pela crítica, pela própria Globo e o público começa a descobri-la. Essa semana finalmente a novela chegou à 40 pontos, índice ainda assim considerado baixo pra uma novela da emissora. Mas tem tudo pra deslanchar cada vez mais no Ibope, fixar o nome de João Emanuel Carneiro como grande novelista e entrar pra história da teledramaturgia brasileira. Preocupe-se agora em ultrapassar o "Pantanal" no SBT, dona Recópia...

38 comentários:

  1. Vi apenas uns dez capítulos, mas achei tudo cômico ao extremo. Adoro novelas assim.
    Murilo Benício pode ser canastrão, mas sem ele não teria a menor graça. E adoro vê-lo trajando aquelas camisas escancaradas cafonérrimas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti nenhum capítulo, mas só o fato de não sabermos quem é a mocinha e quem é a vilã já é fascinante. Na verdade - como na vida real - todos somos mocinhos e bandidos, só depende da situação, né?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Você chama a Rede Globo de "Rede", aí me confundo. Penso que a novela é história longa fatiada no site do Angeli.

    ResponderExcluir
  4. A novela realmente é muito boa! Não entendi ainda como não caiu nas graças do público, tipo acima dos 50 pontos hehe, essa ai promete viu! Eu que andava cheio de novelas to acompanhando!

    ResponderExcluir
  5. O diferencial da novela é a fuga da mesmice. Não aguento a falta de criatividade desses enrredos banais onde vilões querem destruir as inocentes mocinhas (tipo norma e joana... arch!).

    A favorita questinona desde o começo. Nada de truque fuleiro como matar ninguém no meio da novela para levantar a audiência com o mistério mixo de 'quem matou fulano?'

    A novela é um jogo de mistérios e dos bons! Tudo bem, que me dá vontade de matar a personagem da Glória Menezes toda vez que ela aparece. (Se a proposta é ser irritante, dou-le um oscar!). E às vezes até quero casar e ter filhos com o Carmo Della Vecchia e aquele cabelo e aquele charme e aquele machismo cafajeste de quinta dele.rs
    Eu acredito na Donatella desde o começo e quero mais é q a Flora se exploda (por enqto)rs.
    A novela mexe com a gente e acho isso fantástico!

    Tá bom! Adoro a novela tbém! rs
    meu comentário quase virou um capítulo da Bíblia, ahahaha

    ResponderExcluir
  6. ei, você não tá sabendo da hipótese do velho avó da lara ter matado o marcelo e mimimimi e o halley ser filho do velho com a donatela?

    ResponderExcluir
  7. eu adoro telenovela, minha dissertação de mestrado é sobre Roque Santeiro.. To achando lamentável nao poder assistir A Fvorita, pois trabalho de noite. mas pelo que acompanhei aos sábados, a novela é show. O Ary Fontoura dpa dando show mesmo.. A Claudia Raia e a Patricia Pillar sao as melhores protagonistas que poderiam ter escolhido e o texto revelaçao do Joao Emanuel e, horário nobre tá redondinho...

    ResponderExcluir
  8. concordo com a monica ash!
    adoroo³ a donatela do começo a fim, naao mudo!
    nao gosto da mariana ximenes como atriz, o papel deixa muito a desejar na minha opinião, ao passo q nao sei ao certo qual atriz se encaixaria bem no papel dela...
    adoro a personagem Alicia e nao gostava da atriz Taís Araújo até entao, que tem surpreendido no papel. Zé Mayer completamente diferente dos papéis q costuma apresentar, e otimo; e ninguem entende pq a Catarina ainda nao saiu de casa (!); o Haley afinal, ouvi dizer, é filho da Donatela com o Gonçalo... será?
    espero ansiosa pra ver, afinal a novela é EXCELENTE!
    abrass

    ResponderExcluir
  9. Olha, pelo pouco que eu assisti essa novela conseguiu prender a minha atenção, mas tenho a impressão de que a globo anda numa dualidade, é duas caras, duas vilãs, cobras e lagartos. é impressionante. aproveitando a deixa, visite o myspace da minha banda, que tem um trabalho novo chamado Mocinho e bandido myspace.com/atalhos
    ou o meu blog ..
    www.bommau.zip.net
    valeu

    ResponderExcluir
  10. Eu assisto novela como quem olha peixe no aquário, mas confesso que essa novela é boa mesmo. Eu acho o roteiro meio Lost, pois cada informação nova muda o que você pensava antes.

    Sobre o post, discordo só de Mariana Ximenes e Carmo Della Vecchia, que acho muito toscos. Mas as duas Favoritas realmente são a alma da novela, principalmente Patrícia Pilar, atuando bem como sempre.

    Peço permissão para um momento spam safado: fiz há umas semanas um post sobre as 10 coisas que tenho achado mais legais na TV aberta, e A Favorita tá na lista. Aqui: http://mpadrao.blogspot.com/2008/07/top-10-tv-aberta.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Bem euuu estou AMANDOOOOOO a novela não perco um capitulo né heheheh ... e acompanho tudo aki no google tbm fico fusando pra saber das ultimas noticias e to loka po saber quem realmente matou esse marcelo xD hehehe e que eu axo q não foi nenhuma das duas né mais mesmo assim continuo adorando a flora apesar dela ta um poko estranha ultimamente né mais a donatela por favor ninguem merece akela caipira desfarçada de pirua né ela tem umas falas engraçadas assim gosto do geitão espavitado dela lokooo assim, sabe é espontaneo adoro qndo ela fala cm o zé bob - Má vááá !!!! muito engrasadaaa... Mais ainda prefiro a floraaaa... To adorando tbm a Haley ele é muito fofo ... Galinha né tdo bem ... Nõa da nada faz perteee ...hahahahaha...
    Mais enfim AMO essa novela de paixão tanto é q to aki perdendo meu temPo escrevendo esse recado enooooorrrrmeeeeee hahahaha ....
    è isso aiiii vamos ver no que vai dar ..... BeijOss

    ResponderExcluir
  12. Putiz, é isso ai. Não sou de gostar de novelas, só das boas mesmo. E não assistia novela há tempos, pq tava estudando a noite. Agora fui pra manhã e assisto no trabalho, de noite. NOVELÃO. Aquela Duas Caras, chatérrima, fica no chinelo.

    ResponderExcluir
  13. Tb acho o Cauã fraquinho, mas quanta gostosura, hein?
    Já a Secco, não gosto do estigma de sofredora que colocaram na coitada. Curto mais quando ela fez a periguete, tipo a putinha de Paraíso Tropical. A Dedé de quenguinha-veneno rende muuuuito mais.

    ResponderExcluir
  14. Nossa,enfim alguém que me entende!!Primeiro,também não suporto Os Mutantes,ou Mutontos(adorei!)acho uma bela duma porcaria,uma cópia bem mal feita dos sucessos americanos,mas como vc disse é da Recópia(adorei tb!).O Brasil é o país com as melhores novelas do mundo,uma novela dessas devia ser proibida!Mas em relação à Favorita,eu estou gostando muito,uma trama que me prendeu,me envolveu,e que está supreendendo a cada capitulo.Fiquei surpresa qndo soube que estava com baixo indice de audiencia(se comparado com as outras novelas da globo),uma novela tão boa como a tempos não viamos,merecia 50 pontos!Até minha mãe q odeia novela,não consegue acompanhar nenhuma está vidrada em A favorita,tirando sua conclusões,odiando alguns personagens,bem noveleira,estou espantada com o poder dessa novela!
    Parabéns pelo blog!
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. aiiii
    queria ter tv pra asisstir!
    eu assisto qndo vou pra casa da minha mãe e é babado mesmo.
    mas vou continuar sem tv em casa que acho muderno.
    bjbj

    ResponderExcluir
  16. Acho essa novela um saco!
    Primeiro o autor faz Donatela de vilã, depois parece que quer fazer com q os telespectadores esqueçam do q ela fez no início da trama e a coloca como a baozinha, a inocente.
    Ah...nada a ver!!
    Ainda não ouvi elogios sobre a novela, apenas reclamações!

    ResponderExcluir
  17. Odiei esse pseudo desfecho, uma porcaria, desliguei a tv, não assisto mais, esses autores de novelas pensam que a gente é besta,vazou o mistério e ele transformou a Donatela em santa, santa do pau oco, isso sim,e os dolares no exterior, a mulher nem trabalha, uma perua engomada, fez e desfez agora vem pousar de bao moça, só em novela mesmo e novela muito ruim por sinal.

    ResponderExcluir
  18. Eta novelinha "besta". Como já disseram anteriormente a Donatela era vista como uma vilã e agora vai posar de santa. Estão achando que somos idiotas? Muito mal feita.

    ResponderExcluir
  19. eu gosto desta novela desde o começo...agora dá pra entender a frieza da flora em certas situações e o descontrole da donatella...gostei e não gostei, pq agora eu garrei um ódio da flora e só de pensar ela se fazendo de santa pra coitada da irene e da lara, me dá uma raiva, sô! besos!

    ResponderExcluir
  20. Sou fã das novelas da Globo, mas essa foi pra acabar. Nessa a Globo vai perder ibope, pelo menos as pessoas próximas já estão a procura de outras opções. Não queremos nos sentir idiotas, assistindo uma novelinha de quinta. Pessoas inteligentes devem estar se perguntando cadê a lógica dessa novela? Ou será que está igual a política brasileira, tudo no oba oba.....

    ResponderExcluir
  21. A novela favorita deixou muito a desejar...
    o autor foi muito infeliz nas estorias das personagens..realmente um fracaço vai perder muita audiencia...
    Aqui na minha casa ninguem vai mais assistir essa palhaçada..o publico nao é idiota...
    Os comentaristas estao de parabens quando esculalham essa novela...
    A mais sem logica que ja passou na televisao brasileira.

    ResponderExcluir
  22. NOvela muito ruim ...acham qui os telespectadores sao idiotas...

    ResponderExcluir
  23. nao consigo intender pq uma novela sem un contexto original,sem uma historia pra facinar o pulblico possa tar tendo audiencia,nao intendo msm!rede glogo me desculpe,mas vcs deveriam dar un tempo en suas teledramaturgia,pq é questao de tempo as pessoas, o pulblico mudar de canal,como ja estar acontecendo com o jornal da globo q perdeu hipope pra rede record,a msm coisa va acontecer com as novelas,a nao s ser vcs parar de fazer estas novelinhas de quinta,sem un contexto original,os autores ai pensem bem,em un novo tema,uma nova historia ai sim podem colocar no ar,como eu ja disse é questao de tempo pra vcs despencarem,e quanto tempo mais passar a queda vai ser feia escuta oq eu to dizendo!

    ResponderExcluir
  24. nao intendo como uma novela sem un contexto original,sem uma historia,possa dar dando audiencia!uma novela repetitiva,'quem matou fulano?'isto ja passaou de mais,deixa so o povo brasileiro der conta disso pra ver s esta novela nao vai cair,despencar feio!so questao de tempo!
    oq eu sugiro pra globo q ela dessem un tempo en suas novelas,os autores parasem de fazer estas novelas sem graça,e pensasem en outra coisa,eu uma nova historia pra facinar o pulblico,os telespectadores,como o jornal da globo q ja perdeu hipope para o da record,a msm coisa vai ser as novelas,é melhor escutar oq eu to dizendo,e segui este conselho,pq rede globo o tombo vai ser feio!
    preparem-se

    ResponderExcluir
  25. choray com o último comment. HIPOPE!! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. sendo q Thiago e o ultimo Anonimo são a mesma pessoa!
    eee BRASIL!!!!

    ResponderExcluir
  27. Odei o desfecho do capítulo de ontem. No exato momento em que descobri que a assassina seria a Flora, desliguei a tv. Esse autor não terá a minha audiência! Começou bem, mas quis "incomodar o público" e se ferrou.

    ResponderExcluir
  28. me descupem pelos erros de portugues da quele ultimo comentario q eu deixei,foi pq eu estava muinto irritado en saber q uma novela dessas tem audiencia do pulblico,nao consigui inteder msm!
    faça un teste,coloque aquela msm novela no sbt ou entao na band pra ver se teriam a msm audiencia,sabe pq isto por q o povo pensa q so pq a globo ja fez milhares de novelas,tem q assisti,a globo pode colocar o maior besteirou q o povo assiti,isto é a realidade!fazer oq ne!

    ResponderExcluir
  29. SINCERAMENTE ESTOU PASMA COM O ANDAMENTO DA NOVELA, APESAR DE VER E ESCUTAR TANTAS CRITICAS EU CONFESSO QUE TAMBEM TEHO OQUE FALAR.
    ESSA NOVELA ESTÁ INDO DE MAL A PIOR, CONCORDO QUE TEM ATORES OTIMOS DE ALTO PADRÃO, ERA PRA SER A NOVELA MAIS ESPERADA PARA COMEÇAR PELO DIA, MAIS QUANDO SENTO EM FRENTE MINHA TELEVISÃO SÓ OQUE VEJO É UM ABUSO ENORME, QUE NÃO DÁ MAIS NEM VONTADE DE ASSISTI, E TENHO CERTEZA QUE NÃO SOU A UNICA QUE PENSA ASSIM!
    A NOVELA ESTÁ INDO DE MAL A PIOR, DONATELLA ATÉ AGORA ERA VILÃ, SIMPLISMENTE VIRO O JOGO, ELA É A INOSCENTE, ESTÁ TUDO MUITO EMBARAÇADO, POIS TIVE OLHANDO E CONSEGUI CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE NÃO HÁ NENHUM PAPEL QUE ESTÁ SENDO ALEGRE. SERÁ QUE NÃO SE TEM FELICIDADE, SERÁ QUE ALEM DE TANTAS INJUSTIÇAS NA VIDA REAL ATÉ NA NOVELA TEMOS QUE VER OS VILÃOS SI DANDO BEM, TÁ TUDO ERRADO! A FLORA DANDO UMA DE RETARDADA NÉ, PORQUE É OQUE PARECE SER, O DODI NEM SE FALA, É UM PAPEL SEM PROVEITO NENHUM, A SOL AGORA QUE VIU A LARA COM O HALEY, TAMBÉM QUER ELE, O CASSIANO SOZINHO(POBRE DELE) A IRENE A MAIOR TANSA DA NOVELA, O GONÇALO TAMBEM, A LARA NEM SE FALA A VIDA DELA É UM CAOS, O PREFEITO ELIAS JÁ JÁ VAI SER CORNO PELO DAMIÃO, FALTA POUCO, A OTRA SENDO PASSADA PARA TRAZ PELO O AMOR DO MARIDO PELA IRMÃ, O COPOLA FAZNDO GREVE DE FOME, A OUTRA FILHA DELE SÓ OQUE SABE FAZER É APANHAR, O AUGUSTO MALUCO, O ZÉ BOB PODERIAMOS MUDAR O NOME PRA ZÉ BOBO, O DIDU PORTEIRO, QUE PAPEL MAIS SEM GRAÇA!
    SINCERAMNETE NÃO TEM NADA DE BOM NA NOVELA, TEM ALGUEM ALI FELIZ???

    ResponderExcluir
  30. Bem colocados, vários dos comentários aqui colocados!
    Mas para mim, o pior mesmo é o fato os Vilões se dando bem!!! Como se diz, “tou agarrando uma raiva”!!!
    E detalhe, creio que o autor mudou o enredo no meio do caminho!...Ou foi mesmo pra “confundir” a gente?! Bem ou mal, o que acontece é que ninguém gostou do “desfeche”,
    da Flora ter sido realmente a autora do crime! Seria mais interessante se ao invés de ser uma das duas, o culpado se tratasse de uma terceira pessoa!...
    Com certeza a novela perdeu muita “audiência”!!!
    A gente começou, vamos querer ver até o fim; mas que tá um “saco”, não posso negar!

    ResponderExcluir
  31. BOM EU ADORO A NOVELA NÃO PERCO UM DIA ATÉ MEU MARIDO QUE NÃO OLHA NOVELA PARA P/ VER, AGENTE NÃO QUERIA QUE O GONÇALO MORRESSE POIS SE ELE MORRER A NOVELA NÃO TEM MAIS GRAÇA, POR FAVOR O DIRETOR DA NOVELA, REPENSE COM CERTEZA VAI PERDER A GRAÇA,OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  32. Curitiba não quer a morte de Gonçalo! ninguem quer assistir ao capítulo sábado so por que ele vai morrer!!! acabou a novela! vai ficar muito chato, alias, ja esta chato!!!!

    ResponderExcluir
  33. O presidente da WPaper depositou U$ 500 milhões na conta pessoal da Flora para fundir as duas empresas, e ela não declarou a receita. O advogado não utilizou isso para alegar crime de sonegação fiscal contra a Flora, e disse que não havia qualquer forma de incrimina-la.

    A Flora fez um depoimento armado pela Donatela sob tensão, com testemunhas sem provas corroborais (também o disparo contra a Donatela é classificado como crime impossível, não vale); e foi considerado valido. ??????????

    ResponderExcluir
  34. A pior novela de todos os tempos da globo.
    O Anônimo tem razão...
    ÔH novelinha besta.
    Além de fazer a Donatela de santina, a Mau-caráter da Donatela dá uma de boa irmã só pra fazer a outra confessar e depois a coitada e injustiçada da Flora que deveria ir para o sanatório volta pra cadeia.
    Acho que o autor não sabe o que é doença mental???
    O Zé Bobi outro bobão e sem expressão.

    ResponderExcluir
  35. Puta Merda,odiei o fim da novela ...
    Infelismente,pq a novela era super legal . mããs ... nao gostei do Final :x
    Beeijo Pessoal :*

    ResponderExcluir
  36. Novela horrorosa! E todos achando uma maravilha. Não vêem que estão sendo manipulados? É tudo artificial. Nem bons atores convencem, como é o caso do "Silveirinha".
    É tudo uma fórmula. Copiaram filmes de ação e o povo acha que é novidade.
    Não vi o último capítulos mas li a sinopse e achei um péssimo desfecho.
    Algumas personagens se salvam e valeram a pena, como o Dodi, por exemplo.

    ResponderExcluir
  37. A novela foi um verdadeiro sucesso, mas quem interpretaria quem se A Favorita fosse um filme de Hollywood? Nós do Homem Nerd fizemos uma matéria imaginando isso, confiram no link abaixo:

    http://www.homemnerd.com/coluna.php?sessao=TV&id=6778

    ResponderExcluir