sábado, maio 22, 2010

Campanha #PorTamanhosMaiores

Dá muito orgulho ver que a excelente entrevista com a top model plus size Fluvia Lacerda feita pelo Virgula, onde trabalho como Editora de Mídias Sociais, repercutiu bastante na internet e foi o estopim de uma campanha chamada Por Tamanhos Maiores. O movimento pretende mobilizar as grandes lojas de departamento a oferecerem em sua grade de confecções peças maiores que o tamanho 48, além de suporte para as consumidoras deste universo.

De um tempinho pra cá a questão da "mulher real" começou a aparecer mais na mídia, o que é bem bacana, mas tem tudo pra ser um modismo passageiro como as modelos atléticas ou o heroin chic. Fora que em 8 de 10 dos ensaios de modelos plus size as mulheres estão nuas ou seminuas, como se único papel das gordinhas fosse o sexual...

Não sou exatamente uma militante plus size pois tenho a intenção de emagrecer, mas sou a favor sim do respeito e da auto-estima higher. E campanhas de auto-afirmação de mulheres fora dos padrões são extremamente importantes enquanto existirem imbecis como o diretor da Agência Mega, que deixou o bom senso e a falta de educação em casa ao falar uma bobagem como a que ele falou na coluna da Monica Bergamo de hoje.

Além do mais, quem é gorda não é obrigada a se vestir com sacos de batatas, não é mesmo? Quem dera termos no Brasil coleções modernas como a da Asos ou a da Beth Ditto pra Evans... Tão desagradável quanto não ter dinheiro é ter e não poder gastar pois dá pra contar nos dedos as lojas onde consigo comprar roupas. A saber, pois merecem a minha recomendação: Amp, Hering, Elvira Matilde, Santa do Cabaré e Palank. Com exceção desta última, que é especializada em tamanhos grandes, as outras contam com o XG ou com G realmente Grande em suas modelagens.

Como disse a Fluvia Lacerda, não adianta só reclamar e não agir. O mercado só ouve quando dói no bolso, então temos que escrever pras revistas de moda exigindo editoriais com mulheres de todos os tipos, cobrar das lojas de departamento modelagens diversas, enfim, mostrarmos pras empresas que somos um público ávido por consumir. De tanto a gente cobrar, quem sabe um dia todas as lojas possam contar com modelos PP, P, M, G e GG e que ver a Fluvia na capa de uma revista seja tão corriqueiro quanto ver a Gisele Bündchen?

Pra quem quiser participar, a tag no Twitter é #PorTamanhosMaiores e este é o selinho da campanha pra usar em seus blogs:





Veja a entrevista com Fluvia abaixo:




Pro diretor da Mega esta mulher é feia, acreditam?

3 comentários:

  1. A campanha vale pros homens tb, né?:) E pra elogiar, a Hering, dependendo da peça, conta com XXG nos tamanhos deles tb:)

    E o diretor da Mega é MALUCO ao achar a Fúlvia feia. Se na cabeça dele mulher não pode ser cheinha (ou gorda mesmo) e bonita ao mesmo tempo, paciência. Cérebro dele deve ser tão atrofiado quanto as modelos que ele contrata.

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  2. Oi Flávia!

    Obrigada pelo apoio, há muito queria organizar algo neste sentindo, mas confesso que, a entrevista da Fluvia e algumas discussões bacanas que tive com algumas blogueiras via twitter colaboraram muito para o ponta pé inicial deste trabalho.

    Não me considero militante, acho isso tão político e imperativo (rs), mas sou bem resolvida com meu corpo roliço e acho importante que outras mulheres sintam o mesmo.

    E em resposta ao Expedito Paz, sim, a campanha estende-se também aos homens que, muitas vezes tb não encontram a numeração adequada, e quando encontram, são peças de extremo mal gosto. Como se só os magros tivessem o direito se se vestirem bem não é mesmo?

    Bom, é isso. Espero que curtam e ajudem a divulgar a campanha.

    Bjs

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  3. Por quanto tempo ainda teremos que sofrer com a ditadura da mediocridade? Uma mulher linda dessas e que pode sim alcançar um público alvo que é bem significativo, talvez até majoritário. É muita gente sem capacidade dando as cartas.

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