sábado, junho 01, 2002

Pô, que gracinha! A mãe do Cris Dias tem um weblog.

Eu tô tentando convencer a minha mãe a fazer um com as histórias que ela contava pra mim e minhas irmãs quando éramos crianças, mas tá difícil. As que eu mais gostava eram a do padre e do menino, a "Louca de Albano" e a "Orgulhosa".

Dá gosto de ouvi-la contar essas histórias, que ela aprendeu com o meu avô. Sinto muito por não ter conhecido o véio Elesbão Pythágoras (sim, esse era o nome dele). Ele era cheio de causos, histórias e frases. Teve 14 filhos, 11 com a primeira e três com a segunda, a vó Aracy. Também não a conheci pois ela morreu jovem, aos 45 anos, de câncer. Eles tinham 30 anos de diferença.

Elesbão era descendente de índios e nasceu em Porto Seguro. Morreu aos 80 anos, sem nenhuma ruga ou cabelo branco. Ainda não sei de onde surgiu o sobrenome Pythágoras. Não sei tem mesmo a ver com o matemático ou se algum antepassado incorporou o nome à família.

A ironia é que eu detesto Matemática e os professores me perseguiram a vida inteira por causa do sobrenome. Pestes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário