segunda-feira, agosto 04, 2008

RIP Lucianetti

Foi assassinado ontem em Floripa Rodrigo Lucianetti, figura clássica e querida das listas de discussão Indie Brasil e Poplist, quando estava treinando ciclismo em uma estrada em Florianópolis. Digo assassinado pois dirigir bêbado agora É CRIME e mesmo assim alguns desgraçados teimam em fazê-lo. Ai de quem vier reclamar da Lei Seca na minha frente...

Quem no início dos anos 2000, antes dos Soulseek e Rapidshare da vida, não tirou proveito do site www.esss.com.br/~rodrigo, que abasteceu a coleção de mp3 de muitos? Os discos do Ronnie Von, de Jorge Ben, o Racional do Tim Maia, experimentalismos, hip-hop underground, vários lançamentos e discos brasileiros obscuros ele gentilmente disponibilizava por lá. Não eram raros os dias em que o site saía do ar devido ao grande e inesperado número de acessos. Mas ele se recusava a colocar uma senha e restringir o acesso pois sua intenção era disseminar a boa música.
"Vocês não têm idéia de quanto email eu tenho recebido de gente que pirou com os álbuns do site. A seção Brasil foi um sucesso internacional, o que teve de gringo que "descobriu" que amava música brasileira não ta escrito. Sem contar o fenômeno Ronnie Von. Se a coisa tiver que ficar muito restrita, só pra galera iniciada, acho que o site vai perder a razão de existir, pois pra isso temos o Soulseek. O esquema de limitar a largura de banda e usuários torna o acesso ao site mais chato, porém é mais democrático. Na real eu gostaria de ter um servidor megaxyultrahiperhighpowers" (e-mail para a Poplist em 2003)
Tive ainda a sorte de ter recebido uma tape chain dele em 2001. E uma mensagem muito carinhosa em meu aniversário em 2003: "Sabes que tu és a minha indie preferida." Além de patrono mor indie, Rodrigo era triatleta e treinava para uma etapa do Iron Man que seria realizada em setembro em Penha, litoral de SC, quando foi assassinado. Era considerado um exemplo pra muita gente também no esporte. Ou seja, mais uma pessoa totalmente do bem que perde a vida por causa de um inconseqüente. O mais triste é que provavelmente esse crime ficará por isso mesmo, como tantos nesse País...

Curioso como a morte de uma pessoa que poucos chegaram a conhecer pessoalmente tenha comovido tanto. Mas com certeza muitos de nós somos gratos a ele. Um grande abraço para sua família e a esposa Francini. Valeu, Rodrigo! ;")

Update: entrevista com o Lucianetti que o Gilberto Custódio republicou em seu blog. E texto foda do Fábio Bianchini. Mais homenagens do Hector, da Camila, do Matias, do Dago, do Rodrigo James, pra vocês terem uma idéia de como ele era querido.

14 comentários:

  1. Realmente triste.

    Mas valeu, Rodrigo!

    ResponderExcluir
  2. eu amava o site dele. foi por lá que ouvi o racional pela primeira vez na vida =~

    ResponderExcluir
  3. Flavia, obrigado por celebrar esta faceta do nosso amigo. Eu tive o privilegio de compartilhar bons momentos com esta grande pessoa e nao consigo aceitar que o mundo foi privado de sua luz de forma tao estupida e violenta. Todos que convivemos ou interagimos com ele sabemos como ele era um cara especial. Ele deixou a sua marca no mundo e sei que isto o faz feliz de onde que esteja nos assistindo agora. Vamos celebrar a sua memoria.

    ResponderExcluir
  4. Eu também ouvi o Racional pela primeira vez graças ao site dele. Numa época onde tanta gente faz sites de mp3 apenas roubando links de outros sites, é muito óbvio o quanto esse cara realmente contribuiu pro nosso dia a dia com um fantástico acervo de músicas. Triste e especialmente revoltante devido as circustancias de sua morte.

    ResponderExcluir
  5. É uma morte estúpida! um infeliz que comete um assassinato desse tipo deveria pegar prisão perpétua.

    até algum dia amigo!

    ResponderExcluir
  6. REalmente uma grande perda, estou chocado. Mais tarde no meu blog publicarei uma entrevista de 6 páginas que fiz com ele, uma singela homenagem. Também vou escanear a capa uma das muitas K7s dele que tenho aqui em casa. Ele me apresentou muita coisa boa, uma pessoa de muito bom coração e muito bom gosto musical.

    ResponderExcluir
  7. Muito triste isso.. mais uma pessoa do bem q se vai por causa de um estúpido. E o pior é q já sabemos o q vai acontecer com o assassino: NADA! Vai ficar impune nesse país de bananas.

    ResponderExcluir
  8. Não contente em ser uma tragédia por si só, isto acontecer em meio a essa polêmica da Lei Seca só agrava ainda mais o negócio. Profundamente lamentável :(

    ResponderExcluir
  9. muito triste
    que ele tenha ido desta pra uma melhor e esteja mostrando bons sons pra quem estiver lá em cima.

    ResponderExcluir
  10. Quero realmente acreditar que o assassino vai pagar pelo que fez na cadeia sem recursos, sem penas alternativas.
    E que Deus esteja cuidando dele, com todo amor do mundo!

    ResponderExcluir
  11. Foi um grande cara, dono de uma alma elevadíssima. Inteligente, bem humorado e extremamente humilde.
    Ele está bem agora. Não tenho dúvida!

    Foi um mestre e sempre será!

    ResponderExcluir
  12. De muito me orgulho ter compartilhado alguns momentos da adolescência com pessoa tão serena e grata, sempre disposta a compartilhar sua inteligência com os colegas de turma. Desejo neste momento tão difícil, paz e conforto a sua esposa e família. Ele, com certeza, está muito bem "lá em cima", colhendo os frutos da boa pessoa que sempre foi ... do "bom menino" que sempre permanecerá em nossas recordações.
    Dos amigos Flávia e Rafael Beda.

    ResponderExcluir